quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ensaio sobre a felicidade.

Hoje simplesmente em um momento de reflexão,
quase um insight, estava eu pensando na vida.
Não era um pensamento qualquer,
era sobre como tudo funciona e o porque funciona.

É tudo muito estranho,
as pessoas são mesmo incompreensíveis
principalmente quando querem explicar tudo e não dizem nada
ou se muito fazem uma versão de algo tão obvio quanto nariz na cara

As pessoas em geral gostam mesmo de aparecer e de parecerem inteligentes
isso até acho normal e cientificamente explicavel
até porque temos que vender nosso peixe para continuar saudável nessa jornada
o problema é a que preço, o problema é o exagero
tem neguinho que passa até em cima da mãe para
conseguir o que quer e erguer um status social.

Daí parei e me perguntei "Pra que?"

O que acontece depois que você tem o que quer
e não prescisa se esforçar para nada
tudo a um estralo de dedos, ou melhor:
a um bom saldo bancário.
Principalmente se vem de algo conseguido duvidosamente
e com certeza ninguem confia em ti
todo mundo sabe que você não vale nada
e se aproxima de ti apenas para usufruir
como carniceiros do que você pode concede-los materialmente.

Que vida sem graça seria essa?
dinheiro compra o material nescessário com certeza
mas não espanta a carencia de sentimentos

ou você acha que pagar pela presença de alguém
e ouvir elogios fajutos tem a mesma alegria de ouvir isso
de alguem que realmente gosta de ti?

Meu maior medo?
não é envelhecer!
não é ficar miserável!
não é ficar aleijado!
não é morrer!

Meu maior medo é um dia olhar para todos os lados
e ver que não tenho nenhum amigo para conversar
para contar segredos e angustias,
sem alguém para trocar caricias
sem alguém para rir das minha trapalhadas
e me fazer rir das suas
sem alguém para compartilhar momentos.

Olhe bem na sua vida e diga
que não é isso o que mais te faz feliz
se a resposta for que não, eu digo:
MENTIRA, deixa de ser hipocrita
não tem como não ser assim.

Eu não quero que o dinheiro se exploda
sem ele não conseguimos sobreviver evidentemente
prescisamos sim dele, e que me perdoem os rebeldes sem causa
dinheiro nunca foi o problema e sim a solução

Não estou sendo hipócrita
vasculhe suas lembranças e ache apenas um momento
em que o dinheiro foi o problema
sei que não vai encontrar
ele é no máximo o meio do caminho
ou um personagem da história

A raiz do embate sempre é alguém que foi dominado
pelos próprios sentimentos
na maioria das vezes a ganância
está tudo na mente individual ou
tribalmente compartilhada de que o dinheiro vale mais que
a vida ou o bem estar de terceiros
ai já era!
vem briga, assalto, mentiras, sofrimento,
MORTE.

Daí me pergunto de novo "Pra que?"

Vale realmente a pena, jogar fora oportunidades
de ser feliz, de se fazer o que gosta, apenas para
correr atrás de dinheiro ou status?

As vezes posso parecer tolo ou leviano
perante alguns individuos da sociedade
Já me disseram que sou super inteligente,
e claro fico muito feliz, e que toda essa inteligencia
está sendo disperdiçada em mim
por falta de demasiada ambição
ou por não correr atrás dos mesmos sonhos deles que são:
Estudar muito para conseguir o melhor emprego possível,
mesmo que não lhe traga felicidade e satisfação,
para ter muito dinheiro ou o suficiente, o que se consegue apenas com certa idade
quase sempre depois dos quarenta quando seus sonhos não são mais possiveis,
para se ter tudo o que sempre se quis
mas como é tarde depositam todos esses sonhos e desejos em seus filhos
em um círculo vicioso

Será mesmo que é desperdicio?
acho que não,
ou será que não conseguem ver o que eu vejo?
sempre vi a felicidade na ponta do meu nariz
e ela me abraça sempre com um belo sorriso
eu agradeço por ela não desistir de mim

Sou feliz como sou, não tente me convecer do contrário
tenho opinião própria. Só quero um abraço e um sorriso seu!
Não prescisa de presentes, por favor eles não me satisfazem

Sobre a vida:
se no final é tudo em vão ou não
viva o que há
e não desperdice seu tempo.

Eu aproveito cada segundo.

2 comentários:

  1. eitaa! esse foi profundo... e real... pena q eu fico mais no grupo das pessoas q depositam td o q conseguiram ao longo do tempo nos filhos. P/ falar a verdade até queria ser como tu, mas isso é da minha personalidade... oq posso fazer? espero absorver mais de voce! me tornaria mais feliz quem sabe!
    gostei demais do texto!
    beijomeliga

    ResponderExcluir
  2. "As vezes posso parecer tolo ou leviano
    perante alguns individuos da sociedade
    Já me disseram que sou super inteligente,
    e claro fico muito feliz, e que toda essa inteligencia
    está sendo disperdiçada em mim
    por falta de demasiada ambição
    ou por não correr atrás dos mesmos sonhos deles que são:
    Estudar muito para conseguir o melhor emprego possível,
    mesmo que não lhe traga felicidade e satisfação,
    para ter muito dinheiro ou o suficiente, o que se consegue apenas com certa idade
    quase sempre depois dos quarenta quando seus sonhos não são mais possiveis,
    para se ter tudo o que sempre se quis
    mas como é tarde depositam todos esses sonhos e desejos em seus filhos
    em um círculo vicioso"

    Parece que estou lendo um trecho do meu diário!

    ResponderExcluir