quinta-feira, 2 de abril de 2009

Eterno Retorno

















OUROBOROS:
o Ouroboros é signo para a eternidade, do eterno retorno.


Quero começar desta vez com uma idéia filosófica de um pensador do século XIX do qual me identifico bastante, Friedrich W. Nietzsche, leiam com atenção:

"E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: "Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indivisivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e sequência - e do mesmo modo esta aranha e este luar entre as árvores, e do mesmo modo este instante e eu próprio. A eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez - e tu com ela, poeirinha da poeira!". Não te lançarias ao chão e rangerias os dentes e amaldiçoarias o demônio que te falasses assim? Ou viveste alguma vez um instante descomunal, em que lhe responderías: "Tu és um deus e nunca ouvi nada mais divino!" Se esse pensamento adquirisse poder sobre ti, assim como tu és, ele te transformaria e talvez te triturasse: a pergunta diante de tudo e de cada coisa: "Quero isto ainda uma vez e inúmeras vezes?" pesaria como o mais pesado dos pesos sobre o teu agir! Ou, então, como terias de ficar de bem contigo e mesmo com a vida, para não desejar nada mais do que essa última, eterna confirmação e chancela?"

O que me dizem? você desejaria que tudo que viveu, todas as dores e todos os prazeres da tua vida se repetissem eternamente sempre igual e sem mudança alguma? ou você entraria em pânico como se fosse o fim do mundo?
E eu? o que diria? realmente estou trabalhando nisso; muita parte sim, me seria de grande valor, mesmo algumas dores, entretanto, há coisas que me enlouqueceria eternamente. Sabe quando tem algo que você deseja do mesmo modo que um faminto quer alimento e aquilo está ali ao teu alcance e você como um tolo deixa escapar a oportunidade por simples medo? me enlouqueceria passar por isso mais uma vez. Perdi o medo de errar, porque quem tem medo de errar não alcança nem mesmo mínimos prazeres, pode talvez haver muita dor mais é um risco que vale a pena correr. Decidi traçar objetivos, e sou muito teimoso, então quem quiser que me acompanhe que ajudarei com prazer, já quem se opor se prepare para a derrota pois cansei de ser demasiado benevolente com quem não me garante cuidados, também cansei de perder oportunidades por medo de arriscar, pois para mim a mesma vida tem que valer a pena ser vivida zilhões de vezes.

Um comentário:

  1. é como vc msm diz... é super sem lógica... porem... se realmente fosse assim...?? isso me deixa um pouco perturbada... ha coisas q eu me arrependo sim... e sofri por elas... nao sei se queria vive-las novemente. vc queria viver td denovo?

    ResponderExcluir